PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES

1. Onde fica a segurança do campus?

Estamos na principal entrada do campus, no final da Rua Lauro Linhares no bairro Trindade e no Início da Rua Roberto Sampaio Gonzaga (antigo DAE – Departamento de Administração Escolar)

1. Desde quando a segurança foi para este local?

Assumimos a edificação em julho de 2015 com a saída do DAE para o novo prédio da Reitoria II.

1. Como aciono a segurança do campus?

Segurança pode ser acionada via telefones 3721-9555 ou 3721-5050 ou pelos ramais internos 9555 ou 5050. Também pessoalmente pelos diversos vigilantes terceirizados que se encontram diuturnamente nas edificações da UFSC.

1. Como funciona o plantão da segurança?

A segurança funciona 24h por dia, 07 dias por semana, 365 dias por ano.

Servidores públicos “Agentes de Segurança Universitários Federais” e vigilantes terceirizados atuam em plantões de serviço diuturnamente.

1. A Segurança é feita somente por empresas privadas?

Não. Temos servidores do quadro (Agentes de Segurança Universitários Federais ), vigilantes e porteiros terceirizados que compõe o sistema de segurança da UFSC. Além disto, parceria com as Polícias Federal, Civil e Militar que atuam respeitando suas competências constitucionais previstas no artigo 144 da CRFB.

1. Se tiver alguma ocorrência dentro da UFSC o que faço?

Encaminhe-se ao setor do plantão e registre a ocorrência em boletim interno de ocorrências. Na confecção do boletim serão repassados orientações e acompanhamentos necessários para registros junto à delegacia bem como outros procedimentos, respeitando-se as peculiaridades de cada caso.

1. A segurança da UFSC é somente patrimonial?

Não. A segurança do patrimônio é apenas uma das nossas atribuições. As atribuições estão elencadas na Lei 11.091/2005 e no Decreto 5.824/2006 que estão disponíveis também nesta pagina em forma de apresentação e fundamentação legal.

1. A segurança da UFSC é subordinada a qual setor?

Desde maio de 2016 somos uma Secretaria de Segurança Institucional com status de Pró Reitoria vinculada ao Gabinete do Reitor. Antes de 2016 éramos um Departamento vinculado a estrutura da Pró Reitoria de Administração.

1. Há equipes de segurança nos outros Campi?

Sim. Porém tendo em vista que não há concurso público para o cargo de vigilante ( agentes de segurança universitários) desde 1993 os Campi possuem equipes de vigilância terceirizada que atuam nos postos designados em contrato.

Estes postos são fiscalizados por equipes locais e recebem também orientações da sede em Florianópolis quando necessário.